Guia de Bolos - Parte 4 - O sabor

Na minha opinião, o bolo do casamento, deve aliar duas características: sabor e beleza. Tenho percebido que, em nome da estética, muitas vezes o sabor é deixado de lado. Aqui pensamos de outra forma, fazemos bolos molhados e muito recheados, com ingredientes de qualidade. Queremos que os convidados se surpreendam e comentem sobre o sabor do bolo, não só sobre a aparência. 

Bolo molhado com calda de baunilha e recheado com compota de frutas vermelhas. Foto Nadiella Monteiro.


 E, como escolher? Sempre sugiro sabores diferentes dos docinhos/bombons, assim os convidados tem mais opções. Acho desinteressante comer um bolo todo de chocolate quando a maioria dos doces têm chocolate também. Neste caso, o ideal é incrementar os recheios com castanhas, licores, frutas.

Chocolate belga ao leite e meio amargo, castanha do Pará, cointreau e cascas de laranja confitadas

Outras combinações que ficam deliciosas com chocolate: cremes de nozes, côco, amêndoas, frutas vermelhas, baunilha (fava), limão, compota de frutas vermelhas, café, capucchino, maracujá.


E para aqueles mais ousados, sugerimos o creme de caipirinha (principalmente se no casamento for servida a comida de boteco), cream-cheese salgadinho combinando com frutas e baunilha, ou com chocolate e café. Surpreendentes!


Também confeccionamos bolos menores para convidados que são portadores de diabetes e intolerâncias (glúten e lactose) e criamos sabores a partir da memória gustativa dos noivos.

Bolo para portador de diabetes, foto Ana Paula Aguiar

Em relação à degustação, consideramos essencial antes da definição do profissional que fará o bolo. Nosso melhor conselho: nunca escolher sem provar!

Algumas dicas:

Sempre degustar após uma refeição leve e salgada, pois a fome faz com que qualquer comida fique mais gostosa. Não comer após experimentar outros doces, pois pode “misturar” os sabores.

Não beber refrigerantes ou fumar durante a degustação. Se estiver gripada (o), sinusite, etc; provavelmente haverá uma interferência no sabor/aroma. Água está liberada para limpar o paladar para o próximo pedaço, principalmente se for experimentar novo sabor.

Degustar com calma, nada de atender ao telefone ou ver televisão/computador/cel, etc. Concentração é fundamental. Afinal de contas, é uma das melhores partes dos preparativos do casamento!


Nossos bolinhos prontos para a degustação! Muitos noivos optam por entregar os convites aos padrinhos junto com eles ou presenteá-los com este mimo no casamento.

Fotos Ana Cristina Paiva, Nadiella Monteiro e Ana Paula Aguiar. A publicação destas sem este texto, em qualquer meio de comunicação, requer permissão.


2 comentários:

Minha Casa - meu corpo disse...

Ana como sempre você arrasa...
Um abraço, sou sua fã.
Helenice.

Ana Cristina disse...

Muito obrigada, Helenice!

"O açúcar refinou o paladar brasileiro, dando-lhe densidade histórica por intermédio dos doces e bolos"

Gilberto Freyre

Recheios de bolos

Creme de limão siciliano, creme de baunilha, compota de frutas vermelhas, creme de nozes, doce-de-leite com nozes, doce-de-leite com ameixas, baba-de-moça, brigadeiro gourmet de chocolate (ao leite, meio amargo e branco), creme de côco com calda de laranja, creme de castanha, creme de castanha com cachaça e laranja, creme de amêndoas, "cream-cheese", creme de maracujá, creme de caipirinha com limão siciliano