Guia de Bolos - Parte 3 - A segurança do Bolo de Casamento

Já falei em post anterior (leia aqui) que transporto, monto e decoro todos os meus bolos, pessoalmente. Sou extremamente cuidadosa com o trasporte, que considero um grande ponto crítico, e não aconselho nenhuma noiva a trasportar o seu próprio bolo.

Mas existem outros detalhes sobre o bolo que devem ser observados pelas noivas. Bolo não combina com sol, melhor ainda, alimento não deve ficar no sol. Adoro casamentos diurnos e ao ar livre, são lindos, as fotos ficam maravilhosas (se fosse me casar novamente, me casaria durante o dia). Mas, grande parte do nosso país, possui temperaturas altas o ano todo. E o bolo fica exposto algumas horas, e é preciso cuidar da segurança alimentar e dos possíveis derretimentos.

Ao ar livre e longe do sol!
Muitas noivas visitam os locais do casamento em meses diferentes da data do casamento delas. Então verificam que não bate sol em determinados locais e colocam a mesa do bolo lá. Só que elas se casam em outra estação e o sol "muda" de lugar. Ao chegar para montar o bolo é necessário trocar o planejamento, ali, na hora. Realmente estressante para a confeiteira, a decoradora e o cerimonial que, muitas vezes, tem que consultar a própria noiva. um problema que poderia ser evitado...

Algumas noivas optam por colocar um toldo sobre a mesa. É necessário observar altura, ventilação e material do toldo para que não fique muito quente e este cumpra a função de proteger.

Ao ar livre mas protegido pelo toldo
Em relação ao local onde a mesa será montada, alguns cuidados devem ser tomados. A mesa sempre deve ser colocada em um piso liso.

O "naked cake" também não combina com luz forte direta sobre ele, como um lustre ou spots. Também não é ideal colocar luzes fortes embaixo do bolo. Nestes casos, a possibilidade de derretimento é real. O ideal é conversar previamente com a decoradora sobre o assunto.

Mesa pequena não pode ficar muito exposta, pois alguém pode tropeçar e cair sobre ela. Por ser pequena, o risco de tombar levando o bolo, é grande. Se a mesa pequena é o seu sonho, o ideal é colocá-la mais protegida, próxima a paredes ou outras mesas.

Mesa pequena que foi colocada fora da área de maior circulação.
Eu também não recomento mesas de rodinhas para qualquer tipo de bolo, principalmente os verdadeiros. O bolo é uma das estrelas da festa e movimentá-lo é um risco muito grande, que muitas noivas insistem em minimizar. A maioria dos acidentes que já vi ( na tv e espero nunca ver ao vivo) com bolos de casamento, foi com a famigerada mesa de rodinhas. Convidados dançando e caindo sobre ela, rodinhas travando e o garçom insistindo ou empurrando rápido demais. Na minha opinião, risco totalmente desnecessário.

Adoro mesas de madeira, ficam lindas em vários tipos de recepção! Mas muitas delas tem tábuas irregulares e não é possível encaixar o pé do prato do bolo em apenas uma tábua. A consequência é um bolo torto.e com risco de cair. A pior delas é aquela redonda feita de um tronco de árvore. Não é possível equilibrar um bolo sobre ela, não recomendo o uso, a menos que a superfície tenha sido trabalhada para ficar totalmente reta. Muitas mesas também são instáveis e esse fato deve ser discutido com a decoradora. A mesa do bolo não pode se mexer caso algum convidado se apoie nela (crianças adoram ver o bolo e se apoiar na mesa).

Mesa de madeira ideal: tábuas perfeitamente ajustadas

Outro fator importante a ser observado é se a mesa vai aguentar o peso de um bolo grande. Muitas vezes são colocadas 2 mesas de vidro juntas e o bolo ficará no local da junção
 2 mesas de vidro juntas

Muitas noivas ultimamente vem optando por mesas suspensas (tipo gangorra). Não recomendo para colocar bolos de verdade! O risco é grande e desnecessário.

Outra questão que não vai interferir na segurança do bolo, mas na beleza da decoração, é a opção pelo uso de toalha na mesa do bolo. Esta não pode estar amarrotada ou cheia de vincos!

Fotos Ana Cristina Paiva, a publicação destas sem este texto, em qualquer meio de comunicação, requer permissão.



Nenhum comentário:

"O açúcar refinou o paladar brasileiro, dando-lhe densidade histórica por intermédio dos doces e bolos"

Gilberto Freyre

Recheios de bolos

Creme de limão siciliano, creme de baunilha, compota de frutas vermelhas, creme de nozes, doce-de-leite com nozes, doce-de-leite com ameixas, baba-de-moça, brigadeiro gourmet de chocolate (ao leite, meio amargo e branco), creme de côco com calda de laranja, creme de castanha, creme de castanha com cachaça e laranja, creme de amêndoas, "cream-cheese", creme de maracujá, creme de caipirinha com limão siciliano